quinta-feira, 20 de março de 2008

Copa do Brasil, atalho ou não para a Libertadores?


Por Fábio Grando

É comum escutar que a Copa do Brasil é o atalho, o caminho mais fácil para se conquistar a tão sonhada vaga na maior e mais rentável competição do continente, a Libertadores da América. Mas será esse mesmo o jeito mais fácil de chegar lá?

Vejamos, a Copa do Brasil é disputada por 64 equipes de todo país, 54 vagas são dadas através da classificação pelos campeonatos estaduais e 10 vagas pelo ranking da CBF. Este ano Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo e Santos não disputam à competição, pois estão disputando já estão disputando a Libertadores. Sem essas equipes alguns poderiam dizer que a Copa do Brasil passa a ser mais fácil de ser conquistada.

O grande problema é que a copa do Brasil é na disputa “mata-mata” e não é rara a presença de grandes zebras na competição. Um time pode ser campeão disputando apenas 10 jogos. O que parece fácil torna-se também arriscado, pelo fato de todas as grandes equipes que disputam a competição darem prioridade a ela no primeiro semestre do ano. Com isso, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Corinthians, Vasco, Botafogo e etc. Jogam a vida na Copa do Brasil, sendo frequentemente pegos de surpresa por algumas zebras.

As zebras começaram a aparecer em 1999 na Copa do Brasil, quando o Juventude sagrou-se campeão em cima do Botafogo jogando no Maracanã lotado. Em 2002 o Brasiliense surpreendeu a todos chegando a final contra o Corinthians que levou a melhor. As grandes vítimas das zebras são as equipes cariocas. Em 2004 mais uma vez a zebra apareceu, e novamente no Maracanã, o modesto Santo André derrotou o Flamengo por 2 a 0 e levou o titulo. No ano seguinte, em 2005, lá estava o maracanã presenciando a zebra novamente, desta vez o Paulista de Jundiaí desbancava o favorito Fluminense.

A Copa do Brasil pode ser mais fácil por ter menos jogos, mas é uma competição que não perdoa erros e tropeços, bobeou dançou, está fora. Ao contrário do campeonato brasileiro. Disputado por 20 equipes a competição disponibiliza quatro vagas para a Libertadores. Embora a qualidade das equipes seja maior, as chances também aumentam, enquanto na copa são 64 times para uma vaga no brasileiro são 20 equipes para quatro vagas. Sendo uma competição longa os times têm tempo para corrigir seus erros e tropeços ao longo da disputa.

De qualquer forma as vagas estão em jogo, zebras, tropeços e erros podem ocorrer em qualquer disputa. Resta às equipes avaliarem seus elencos e prioridades, para no final do ano comemorarem a sonhada vaga na Libertadores da América, muitas vezes mais comemorada que o próprio titulo nacional.

Nenhum comentário: