quarta-feira, 19 de março de 2008

Média de público aumenta no candangão 2008

Por Fábio Grando
O candangão 2008 está surpreendendo de forma positiva pelo grande aumento de torcedores nos estádios. Passada mais da metade da competição, com a realização de 32 partidas em oito rodadas no primeiro turno, a média de público alcança a marca de 41.257 pessoas nos estádios, contra 28.418 torcedores na mesma época no campeonato de 2007, um aumento de 45%.

Mas de forma surpreendente, nos jogos como mandante não foram o Brasiliense nem o Gama que lideraram na presença de público e sim a novata equipe do Legião. Disputando pela primeira vez a divisão de elite do futebol candango, o Legião já levou nos quatro jogos que disputou como mandante 13.349 pessoas ao estádio Mané Garrincha. Número que supera de longe o segundo colocado Brasiliense. Nas três partidas que jogou no Serejão, o Jacaré contou com 5.683 torcedores. O Gama aparece em terceiro com 5.270 torcedores em cinco jogos disputados como mandante.

Nos jogos disputados fora de casa à tabela muda de figura, o Legião que lidera jogando em casa fez feio longe do Mané Garrincha. Nos quatro jogos a equipe laranja atraiu apenas 2.766 torcedores. O líder absoluto é o Brasiliense, o jacaré levou 13.477 torcedores nos cinco jogos fora do Serejão. Jogadores conhecidos nacionalmente como, Dimba, Junior Baiano, Athirson e Iranildo são atrativos e chamam a atenção dos torcedores rivais, o que explica em parte os números do líder do campeonato jogando fora de casa.

Na média geral de público a disputa é acirrada e promete continuar assim até as últimas rodadas. O Legião lidera com a média de 3.337 pessoas por jogo, seguido do Brasiliense com 1.894 pessoas, e em terceiro com 1.269 pessoas está a equipe do Brazlândia. Dom Pedro com 1.069, Gama com 1.054, Unaí com 772, Esportivo com 677 pessoas completam a tabela. Na lanterna está a equipe do Ceilândia, com apenas 345 torcedores por jogo.

Este ano o campeonato brasiliense está sendo televisionado, com a transmissão de uma partida por rodada. Mas ao contrário do que se imaginava esse fator não afastou os torcedores dos estádios. Bom para os times, para o campeonato e principalmente para o Distrito Federal, que pode contar cada vez mais com um campeonato forte e com a presença de quem faz o verdadeiro espetáculo, o torcedor.
Fotos: Adalberto Marques

Um comentário:

Anônimo disse...

ihihih amei a propaganda
bjokas