quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

GAMA É LIDER

Vitória magra garante liderança ao Periquito

Por Vicente Melo

Apesar de não demonstrar um grande futebol, o Gama venceu o Ceilândia por 1x0 nesta quarta-feira (4 de fevereiro) no Bezerrão e, de quebra, ganhou a liderança do Candangão 2009. Para tanto, contou com uma ajudinha do Dom Pedro, que derrotou o Brasiliense na Metropolitana por 3x1. O gol do Periquito foi marcado por Marco Alagoano.

Com um bom público de 8.263 pessoas, o Gama começou com bom toque de bola e movimentação dos seus jogadores, envolvendo completamente a equipe do Ceilândia. As melhores oportunidades foram do Periquito, principalmente com o lateral-direito Lucas Silva. Em duas oportunidades, o lateral invadiu pela direita e bateu cruzado. Na primeira, aos cinco minutos, a bola raspou a trave direita de Ricardo. Na segunda, aos 40, a bola passou por toda a pequena área sem que ninguém tocasse nela. Outra boa chance foi numa falta cobrada pelo meia Thiaguinho. O goleiro do Ceilândia se esticou todo e mandou para escanteio.

Pelo lado do Gato, o volante Betson criou a única oportunidade de perigo no primeiro tempo, aos 23. Ele soltou a bomba de longe e André Zandoná espalmou.

Na saída para o intervalo, o zagueiro Leandro Dias, do Gama, deu a dica para a equipe sair com a vitória. “Estamos muito afoitos. Precisamos ter paciência para que o último passe saia com qualidade e façamos os gols”, disse.

Mas parece que os companheiros não escutaram as palavras do zagueiro. O time continuou com a posse de bola, mas sem criar muito perigo. E só acordou depois de quase levar um gol. Aos 14, o atacante Fernando cabeceou livre na pequena área, mas o Gama foi salvo por Leandro Dias, que tirou sem querer. Aos 23, o zagueiro Thiago Junio arriscou uma bomba quase da lateral e a bola explodiu no travessão de André Zandoná.

A partir desse momento, o Gama acordou e partiu de vez para cima do Ceilândia. O Periquito apertou o ritmo a partir do 25 minutos e foi premiado com o gol aos 36. Keké brigou pela bola dentro da área e ela sobrou para Marco Alagoano, que cruzou. O goleiro Ricardo, um dos destaques da partida, falhou feio e colocou a bola para dentro do próprio gol. Alegria da torcida do Gama, que ainda via pelo telão o placar do jogo do arqui-rival Brasiliense e vibrava com cada gol do Dom Pedro.

Com a terceira derrota seguida, o Ceilândia já começa a se preocupar com a zona de descenso. Porém, ainda há esperança para o zagueiro Thiago Junio. “Estamos embaixo, mas não mortos. Ainda estamos vivos na competição”, disse confiante. Para o técnico Jean Cláudio, faltou experiência e qualidade à equipe. “Nossa proposta era de defender e desgastar o Gama. Mas em alguns momentos as coisas não saíram como queríamos pela inexperiência do grupo”, afirmou.

O técnico do Gama, Giuliano Pariz, parabenizou sua equipe. “Esse foi um dos jogos mais difíceis da minha carreira e o Gama saiu vitorioso, mesmo sem uma grande atuação”, disse. Ele também fez uma projeção para o próximo jogo, contra o Brasília, no CAVE. “Vai ser um bom jogo, com duas equipes que jogam pra frente”, analisou.


Jogadores fora


O meia Marco Alagoano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo está fora do próximo jogo. O meia Eduardo, com lesão no músculo posterior da coxa direita, e o zagueiro Gilvan, que sentiu o músculo adutor da perna direita, dificilmente jogam na próxima partida, afirmou o médico do clube.

O lateral-direito Yomísio será reavaliado nesta quinta-feira para saber o grau da lesão que tem no joelho esquerdo. Segundo o departamento médico do alviverde, “a princípio não será necessária cirurgia”. O jogador lesionou o ligamento cruzado anterior e a parte interna do menisco.

Pelo Ceilândia, o goleiro Ricardo também é dúvida para o jogo contra o Luziânia, no Abadião. Ele sentiu uma lesão no ombro e chegou ao vestiário no carrinho da maca.

Nenhum comentário: